domingo, 1 de agosto de 2010

O salvador da pátria (não da nossa, claro...)

Eu achava que, finalmente, tinha encontrado a locadora de filmes ideal. A Vídeo Nacional era o que eu precisava. Pertinho de casa, ali na Carlos Góes. Mas nem precisava ser, afinal o que a diferencia das outras é o fato dela entregar e buscar os filmes de graça! Eu, na minha preguiça de sempre, me dei por satisfeita em me tornar sócia e pagar R$7 por cada lançamento. Aliás, acreditam que mesmo precisando só ligar para que buscassem o filme eu sempre pagava mais de uma diária? Um terror...

E também nunca entendi o propósito da Blockbuster no Brasil (que agora faz parte das Americanas Express). O filme era mais caro e não havia a opção de entrega. Na minha mente empreendedora sempre pensava: "É só comprar uma bicicleta pro cara e cobrar R$2 da entrega. O dinheiro fica para ele e ninguém sai perdendo." Enfim, depois veio uma promoção de o filme custar R$3,50 naqueles dias que ninguém quer alugar filme... menos mal.

Quando cheguei em Nova Iorque e fui à minha primeira aula do curso, logo que cheguei em casa já saí pela vizinhança procurando uma Blockbuster para alugar os filmes citados pelo professor. "Hi, do you know where I can find a Blockbuster?", "Blockbuster? No, sorry.". Como assim? Não tem uma Blockbuster em cada esquina em NY? Nem uma genericazinha? Ah se a Vídeo Nacional não fosse tão Nacional assim...

Pois bem, frustrada, comecei a me perguntar o motivo disso. E aí, após questionar algumas pessoas, elas todas vieram com a mesma resposta: "Você não conhece o Netflix?". Eu, brasileira descrente que sou, continuava a minha busca por uma locadora física, pois a promessa de uma virtual não me soava bem.

Eis que resolvi testar.

O Netflix é a coisa mais incrível que eu já vi (não literalmente, eu adoro dizer que as coisas que eu gosto são as mais incríveis). Eu adoro organização, e isso é o que não falta no site. É assim: a partir de U$9 por mês você se associa e recebe os filmes em casa! Você tem a sua "Queue", a sua lista de filmes. O acervo deles é demais, não tem o que você não ache lá. Sim, galerinha cult de cinema do Brasil, eles têm O Encouraçado Potemkim e Cidadão Kane. Sim, viciado em TV, você consegue ver todas as temporadas de 24 horas, Weeds, Brothers and Sisters, Nip/Tuck, Lost e tudo mais. Tem para todo mundo!


Daí, é só ir montando sua lista com os filmes que você quer assistir (em ordem de preferência) e em um dia útil (quando se diz nos EUA um dia útil é porque realmente é um dia útil) o filme chega na sua casa no lindo envelopinho vermelho da felicidade. E você pode ficar com ele quanto tempo quiser! Tem mais... o envelope que ele vem é o mesmo envelope que ele vai - o selo, o endereço para o remetente (ou agora o destinatário) já estão lá. É só colocar o CD de volta no envelope, retirar a fita que protege o adesivo e lacrar. Aí você vai naquela caixa de correio da esquina e joga lá dentro. Todo esse vai e vem de filmes você recebe por e-mail. O dia que vai receber o filme tal e o dia que eles receberam o que você mandou de volta.


(Sim, Star Wars Old School)

E o maaais incrível de tudo: It actually works! Eu já ouvi dizer que existe algo assim no Brasil, mas nunca tive fé para testar. Acontece que a falta de locadoras físicas por aqui se justifica justamente por isso - todo mundo conhece o Netflix, são mais de 15 milhões de membros (dados de Junho/2010). Dá super certo, por alguns motivos, e um essencial é certamente é a eficiência do correio americano. Aqui as pessoas enviam documentos importantíssimos pelo correio, com prazo apertado, sem falar nas compras que chegam muito bem, obrigada.

Cada página de filme vem carregada de informaçõe dignas de IMDB: Dados completos do filme, trailer, avaliações de membros e avaliações de críticos (do "naipe" de New York Times e USA Today), prêmios e detalhes do DVD que você vai receber - como idiomas, formato da tela, região, duração e etc.

Logo depois de adicioná-lo à lista, aparece uma janela te indicando mais filmes que você possa gostar, se baseando na semelhança com aquele.

Além do sistema de entrega de DVDs, o Netflix disponibiliza um acervo (um pouco modesto, por enquanto) de filmes e episódios de TV para streaming. Ou seja, você pode ver a hora que quiser pela internet. E não é que nem aquela qualidade da Globo.com que faz com que, em Full Screen, a cara da Cláudia Raia tenha 6 pixels. É realmente bom, além de não ter interrupções para aquele carregamento chato ("buffering", como eu te odeio). O máximo que já me aconteceu foi, no meio de um filme, uma tela aparecer, como se estivesse envergonhada "Desculpe, estamos terminando de carregar seu filme para que não haja mais interrupções no futuro". Uma vez só!

E se você não tem paciência para assistir no computador, uma novidade: O Netflix oferece o streaming por outros aparelhos como blu-rays, Videogames (Wii, PS3 e Xbox) e algumas TVs HD que já vem com o dispositivo. Eu tenho o Wii - pedi pelo site um CD (esse eu não tenho que devolver), que eu coloco no videogame e ele se conecta por Wi-Fi à biblioteca online do Netflix e pronto! Acabei de ver um documentário na TV através da parceria Wii + Netflix.

O plano de U$9 é o básico - você pode alugar um DVD por vez e assistir online o quanto quiser. Mas existem planos (todos ilimitados, só dependendo de você devolver o que alugou) de até 8 filmes por vez. Eu tenho o segundo, enquanto vejo um, o outro ja vai chegando - custa U$14.

Uma vez logado no site, eles já separam os filmes para você pelo seu gosto. "Movies you'll love". É assim que aproximadamente 60% dos membros escolhem seus filmes. Isso funciona justamente pela avaliação dos milhões de associados de cada filme. Em média, cada membro já avaliou (naquele esquema de 5 estrelinhas) 200 filmes. A cada dia, são avaliados 4 milhões de filmes!


Eu não tinha noção do tamanho da coisa até pesquisar. Olha isso: são entregues 2 milhões de filmes por dia. Mesmo sem lojas fixas, a equipe é de mais de 2000 funcionários.
Netflix has revolutionized the way people rent movies - by bringing the movies directly to them. With today's busy lifestyles and consumers demanding more value and control, it's no wonder that Netflix has become the preferred online provider of the home entertainment experience. (netflix.com)
Essa é uma daquelas coisas que eu vou chorar semanalmente por não ter quando voltar ao Brasil (junto com os Cupcakes).

Mas, para não dizer que não falei das flores, as Blockbusters existem sim - em versão Express! Mais comum em supermercados, parecem caixas eletrônicos de filmes.

Simples assim: Você busca o acervo - e vou dizer que fiquei surpresa com a quantidade de títulos (praticamente todos os lançamentos) que tem lá dentro - escolhe os filmes que quer, passa o cartão e voilá! O filme sai na hora. Sabe quanto custa?! UM dólar! U$1 por dia! Aí no dia seguinte você vai lá e coloca o filme de novo na máquina. Só! Não precisa de conta, dados, burocracia nem nada.

Tinha uma B. Express perto da minha casa em NY, dentro do Gristedes (supermercado). Mas, não sei porque, nunca quis experimentar. Como estou agora na Flórida (onde existem diversas Blockbuster físicas, sabe-se lá Deus porque) e o correio da casa do meu pai está transferido para o trabalho dele (já que ele está viajando como disse no post abaixo e não teria ninguém aqui), os filmes do Netflix fazem uma pequena viagem extra até chegar na minha mão. Então, busquei uma alternativa enquanto não mudo o correio de volta pra cá, e conheci a B. Express aqui pertinho, dentro de um Publix (supermercado também).

E, por útltimo - ou assim espero - tem a Red Box que funciona exatamente como a Blockbuster Express. Você entra no site e acha o quiosque mais próximo de você. Também 1 dólar.

E eu dando graças a Deus pela Vídeo Nacional...

Por que para nós, brasileiros, tudo tem que ser mais caro, mais complicado? Por que não conseguimos ter a qualidade de vida que se tem em outros lugares? Eu sei, essas perguntas já são muito repetidas e todo mundo está cansado de saber que é assim que é. Mas engraçado né, enquanto pagamos 3x o preço de tudo ainda nos achamos "os malandros"...

5 comentários:

João disse...
2 de agosto de 2010 às 13:42  

O negócio da Blockbuster no Brasil não devia estar dando tão certo. Tanto que foi vendida e virou Americanas Express.
Agora sim, comprando um filme por 10 reais, alugando várias vezes e vendendo por 20, dá pra entender porque a B2W a comprou.

Anônimo disse...
3 de agosto de 2010 às 19:26  

brasileiro prefere pegar tudo ilegalmente pela internet... talvez pq seja realmente tão caro... vou te dizer que pagar cinco reais, seis, sete por um filme é muuuito dinheiro, mas tente imaginar algo como o netfix aqui no brasil? não sei se confio tanto no nosso correio auhauhhauhu

agora algo como aquelas maquininhas da blockbuster e tal poderiam sim dar certo... quem sabe um dia nosso subdesenvolvido país não melhora nessa área...

Felipe disse...
3 de agosto de 2010 às 21:36  

Ai guapa to lendo la e aqui . To te dando essa moral. A pati e o gabriel tao aqui??
Beijo Grande.

Cami disse...
6 de agosto de 2010 às 05:39  

Me senti um pouco vendo aqueles comerciais da Polishop em que eles falam "E não é só isso!". Não é uma crítica, ta mto bom como sempre hein! Eu acho que definitivamente você não vai voltar, pq aí é tudo mto melhor! É impressionante como tudo aqui é atrasado! Aliás, eu compartilho o ódio pela Blockbuster.. ficou um coco depois virou um fundinho da Americanas.

Cami disse...
26 de agosto de 2010 às 20:50  

Alouuuuuuuuuu, alguéeem! Volta!!!!

Postar um comentário