quinta-feira, 10 de junho de 2010

Feira de praça

Coincidência ou não, um dos lugares que mais me agrada estar em NY é a praça onde fica o meu curso - a Union Square.

Não sei se é justo defini-la apenas como uma praça - é uma mega praça com a lot going on em volta dela (e dentro). Muitos estudantes de cinema já devem conhecê-la de tanto que ela serve de cenário para os alunos da NY Film Academy - é só atravessar a rua e pronto, um belo ambiente para as histórias. Falando em cinema, foi em uma das ruas ali que eu vi gravarem o novo filme do Al Pacino, com o Bradley Cooper sendo ameaçado de morte bem na minha frente! Aliás, já não é a primeira vez que eu vejo uma gravação pelas ruas. Sempre tem um com um emprego terrível que fica mandando as pessoas passarem pelas ruas e fingir que nada está acontecendo. E só com gestos né, eles não podem falar senão entra no filme. Mas pô, dá licença? A rua é pública. Eu vim lá do Terceiro Mundo e quero ver os artistas, colega.

Nossa, como eu me perco fácil. Aííi, como eu dizia, a Union Square tem milhares de atrações. Uma delas (não sei se posso chamar de atração) é a estação de metrô. Ela fica sempre mais lotada que as outras, e serve de baldeação para um montão de linha - inclusive a L, que vai para o Brooklyn. Aliás, esse é o jeito mais fácil de ir pra lá. Então todo mundo que trabalha em Manhattan e mora no Brooklyn, que vai de metrô, está lá na Union Square nas horas do rush, ui.

Em volta da grande praça, você pode comer no Mc Donald's, Pret a Porter, Maoz Veg, Max Brenner (já falei dele), 3 opções de sushi, Dunkin Donuts, Starbucks, e mais um monte que eu não sei o nome. Pode ler um livro na (linda) Barnes and Noble e bem ao lado ir comprar umas maquiagens na Sephora. Ah, se o seu (e o meu) negócio são compras, American Eagle, Forever 21, Babies R Us (há!), Basement - é uma mega loja maluca de roupas com desconto, Best Buy. Ah, também tem um cinema por ali.

Academicamente falando, lá fica a New York Film Academy, alguns prédios da New School e uns dormitórios da NYU.

Por dentro

Tem várias estátuas na praça, como a de George Washington, Lincoln e Gandhi. Lá é, e sempre foi, um ponto para os ativistas e protestantes. Depois do 11 de Setembro, eu li que ali virou um ponto de "respeito" e homenagem às vítimas e que a área ficou isolada, só quem morava ali podia passar.

Desde 1976 existe um programa chamado Greenmarket Farmers. Quatro vezes por semana, famílias fazendeiras/produtoras regionais têm a oportunidade de expôr e vender seus produtos ali. Aliás, não só ali, mas este é o ponto mais famoso do programa.
Frutas, vegetais, carnes, flores e outros produtos são expostos com muito bom gosto pelos próprios produtores, o que faz o passeio pela praça ser ainda mais agradável às segundas, quartas, sextas e sábados de 8h às 18h.

O mais legal no entanto é o outro lado da feira - onde os artistas expõem. O lugar todo é povoado por gente jovem e alegre que vai aproveitar os dias de sol, seja deitado nos gramados, tocando algum instrumento, passeando na feira ou só 'chilling'.

As bancas dos artistas revelam a criatividade dessa "classe" nova iorquina. Fotografei e conversei com alguns dos expositores, e aqui vão os registros de um sábado ensolarado dos mais agradáveis que eu passei na cidade:
  • Essa moça estava promovendo o livro que escreveu, sobre casamento
  • Isso são "silhuetas" cortadas no papel. É impressionante, o cara corta rapidão o formato do perfil das pessoas.
  • Esse é demais! O cara tem uma coleção de "sock puppets"- fantoches de meia. Ele fotografa um por um e dá personalidade para cada. São todos lindos, e as fotos muito bem tiradas. Sem falar nas moldurinhas que fazem toda a diferença. Atrás de cada um tem um breve histórico de sua vida com o endereço para a página do Myspace (entrem, dá pra ver todos!) e Facebook. E cara, tem uma novela de sock puppets que ele fez. Essa eu não vi!


  • Nunca tinha visto isso. Mas achei uma ótima ideia! São móbiles com talas de madeira que tem de cada lado uma "característica". Aí de cima pra baixo a primeira é em branco para você escrever o nome de alguém, a segunda é "you are" e o resto você monta de acordo com o que quiser dizer para a pessoa! Ex: Fulano, you are so awesome, beatiful, cute, kind!


  • Tinha até uma campanha de adoção de gatos, que se eu não morasse num lugar que não permitisse animais, já ia adotar meu 3o gato da vida!

Entre mais um monte de arte para se admirar...











Union Square


ps: Eu tenho fotos de outras partes da praça, como a feira de vegetais e flores, mas estão no meu celular que está temporariamente morto! Quando recuperá-lo atualizo aqui.

1 comentários:

Felipe Lindo disse...
14 de junho de 2010 às 17:14  

vem qdo???

Postar um comentário