segunda-feira, 31 de maio de 2010

Welcome to the Y

Aaaai que tristeza!

Vou ter que deixar minha moradia. Amanhã estou indo para a casa de uns amigos em New Jersey - adeus Maháta. Perdi meu tão amado quarto. Tentei aumentar o tempo de estadia, mas o negócio aqui é muito concorrido e eles estão me despejando! Como vou pro Brasil agora, quando voltar vejo pra onde for. Por enquanto, homeless.

Bom, nesse clima de despedida, vou falar um pouco da minha hospedagem aqui.

Quando decidi vir para NY ia fazer uns cursos na NYU - o que eu até fiz, mas acabei trocando pelo da NY Film Academy. Aí no site da universidade eles indicavam uns lugares off-campus para hospedar os alunos. Foi lá que eu descobri a incrível De Hirsch Residence!

Eu não tinha ideia pra onde ir. Não conhecia ninguém na cidade, mal sabia quais eram as regiões boas para ficar. Minha ideia inicial era ficar em um albergue até arrumar um apartamento. Foi quando descobri essa opção que eu estou. Eu explico:

O 92nd Y (se fala ninety-second-uai!) é um centro cultural aqui de NY que tem uma programação intensiva de palestras, eventos, apresentação de danças e teatro e também 3 andares de academia e quadras de basquete, squash e outras cositas mais. Ah, também tem creche e estúdois de dança e piano. Daí tem 4 andares de quartos - individuais ou duplos, grandes ou pequenos.

Para morar aqui é preciso preencher uma "aplicação", como se faz para as faculdades (um pouco mais simples né, mas eram 10 páginas!). E aí, se você for aceito, ainda tem que ver a disponibilidade de quartos. Eu dei sorte e fiquei com o quarto grande individual (até porque se caísse num duplo, sorry, ia procurar outro lugar! eu sou muito antisocial pra isso).

Me pareceu uma boa opção - eu ainda tava no Brasil, o que me fez ter muito receio em arranjar um lugar para ficar sem ter visitado! Enfim, dei a maior sorte!

Aqui é o máximo, pelo menos eu acho. É uma mistura de hotel e albergue. Alberque porque tem uma cozinha e um banheiro por andar - então é tudo dividido. E hotel porque eu tenho meu próprio quarto, faxineira uma vez por semana, e tudo incluído - internet, luz, aquecimento e ar condicionado. E num prédio que tem um montão de coisa, além de ser ultra-chique nos meus parâmetros de terceiro mundo! Tem uns 3 porteiros por vez (o que é raro em NY), três elevadores (mais raro ainda), segurança, manuntenção - tudo 24h. É uma opção muito boa, pois se eu morasse num estúdio aqui, teria que tomar conta de tudo, limpar, além de me preocupar com a segurança. Tem também uma lanchonete, pras horas de sufoco.

E dei a maior sorte na localização também - fica no Upper East Side, que é o bairro das Gossip Girls (xoxo), dos chiques e famosos! Fica pertinho do Central Park (hoje passei a tarde lá me bronzeando, hahaha! que situação!) e da Museum Mile, que é a área dos museus como o Met, Cooper-Hewit, Guggenheim, Jewish Museum, etc. Pra quem gosta mais de agito, indico morar longe daqui! Vai lá pra baixo, no East Village, Lower East/West Sides, Soho, etc. Também gostaria de morar lá, mas para o meu estilo velhota de ser, aqui é PERF!

Bom, voltando ao interior. O banheiro tem várias cabines, tanto para tomar banho quanto para o "toalete" - e as pias também!






No início achei que ia enjoar disso. Mas o bom é que, por mais que seja chato esse sistema de não ter o seu próprio cantinho, não é cheio aqui. Então fica sempre vazio, não é tipo um Shopping. Mas não vejo a hora de tomar banho descalça (por motivos de higiene uso chinelos)!!!

A cozinha:






Bom, nem preciso dizer que é o cômodo que eu menos uso né? Não sou lá muito de cozinhar! Mas também é o mesmo esquema - sempre vazio. No entanto, olha que revoltante, as pessoas roubam sua comida! Como eu sou prevenida, assim que cheguei já providenciei um frigobar com freezer - assim não tinha que colocar minha comida junto com todo mundo. E o que não era de geladeira, deixava em uma prateleira no quarto. Eles alugam os frigobares por temporada, U$75 por 4 meses - vale a pena né?! Bom, a Gaby, minha amiga argentina que se foi e deixou a maior saudade, sofria dessa babaquice de um povo mal educado aqui. Às vezes ela achava o cereal dela no chão, ou o suco bebido e com a garrafa no lixo, essas coisas. Como eu sou intrometida e tomo as dores dos outros, plantei várias armadilhas na geladeira. Comprei um suco que era horrível (Plum juice, ameixa, a médica receitou depois da minha quase-morte. acho que ela queria que eu morresse de vez!), aí pra melhorar, coloquei sal e pimenta e botei na geladeira comum. Um leite que estragou também foi pra lá. Só Deus sabe quem foi o espertinho que caiu na minha! Há!!!

Bom, eu já falei aqui que não paguei pela TV a cabo e comprei uma antena giga, porém funcional? Então, mas qualquer coisa tem uma TV na salinha comum aqui no andar. Com cabo! E DVD. E mesas, para o seu quarto não ficar cheirando a comida. E a lavanderia é ótima também, uma por andar, as máquinas estão sempre livres (U$1,50 para cada). Também tem ferro, tábua de passar e tanque (ai!).


O quarto em si. Quando cheguei levei um susto - era muito melhor do que eu esperava! Não que seja uma maravilha, mas eu já aprendi que na vida a gente tem que ter baixas expectativas para não gerar frustrações - é triste, mas funciona!

Para minha sorte, o meu quarto é o mais bem localizado do andar! E acho que o maior, todas as meninas que entram aqui dizem: 'Noooossa, seu quarto é muito maior que o meu!' Eu agradeço e vou tomar meu banho de sal grosso.
Além disso, ele é no fim de um corredorzinho, o que me dá privacidade e sossego. Tem gente que não dá sorte na vida. A garota que mora no quarto em frente ao banheiro envelheceu 5 anos de tanto stress que é ter que sair do quarto, toda noite, pra ir gritar com alguém no banheiro pra calar a boca. Não que eu já tenha sido essa pessoa sem noção que fica falando alto no banheiro....................








Não vou nem ser cara de pau e falar: "Não reparem a bagunça", porque é assim mesmo que ele ficou do início ao fim. Tirando a cama, que foi quando eu já tinha começado a encher as malas. Ah, e tem duas janelas!

Portanto, para quem estiver pretendendo passar uma temporada por aqui, eu super indico o 92nd Y. Para receber convidados também é ótimo - eles cobram U$15 por dia, ou U$25 se ficar mais de 4 dias. E o guest ainda tem a sua própria cama de montar! Né Guito?!

Agora, quem já for mais independente e não tiver medo do escuro, pode investir o mesmo dinheiro em um apartamento de verdade! Craigslist.com. Fica a dica!


92nd Y - 1395 Lexington Ave, NY


Ps: Uma fotinho da Gaby na cozinha, com sua roupa de médica. Que saudade! Vocês não têm vontade de ser amigos dela só pela cara dela?! Olha que simpatia!


Ps2: Ela é argentina... mas ninguém precisa ficar sabendo!



7 comentários:

Isadora Marinho disse...
1 de junho de 2010 às 16:53  

Descobri vc através do Twitter de algum amigo da PUC que temos em comum, qual e como não sei! Mas estou adorando seu blog bem get real sobre NY! Vou te acompanhar sempre!

P.S. Com certeza eram gases, vc sabe, né? Passei o maior aperto um dia desses no RioSul, fiquei uma hora encolhida na cabine do banheiro... Mas eu sabia que era isso então fiquei esperando passar. Tinha tido uma vez qnd era criança e foi esse msm deus nos acuda pelo qual vc passou - meus pais me carregaram pro hospital, eu gritando de dor... Pelo que eu vi vc gosta de comida tanto qnt eu, então, prepare-se que pode acontecer de novo!!!!

P.S.2 Como vc conseguiu estágio na Globo daí? Em 4,5 anos de PUC nunca ouvi falar nessa possibilidade! Mandou muuuuuuuuito bem!!!!!!!

Cami disse...
1 de junho de 2010 às 19:45  

O dente da Gabi é feio!!!!
Ai eu sou tão legal de fazer esse comentário! Ela lê seu blog?

Anônimo disse...
1 de junho de 2010 às 19:51  

O lugar é realmente legal. Com exceção de ter que dividir o banheiro... mas tudo bem.

E vc não explicou porque está sendo expulsa? Teve gases novamente e fedeu o lugar inteiro??

Ah, e está voltando pro Brasil? Que triste, depois de uma temporada em NY o Rio deve ser ainda mais deprimente do que eu já normalmente acho auhahuahuauhhua Vamos marcar o Outback hein.

Karen Pinho disse...
3 de junho de 2010 às 11:02  

Isadora - Olá! Quem bom que você gosta do blog. Que amigo é esse? Ai, será que eram gases?! Gente, que dor! E sobre o estágio na Globo, foi na cara de pau mesmo, conseguindo um e-mail, indo visitar... Mas já tem uma fila de estagiários até o fim do ano, olha que loucura... Bjs!

Camila - Que comentário inútil. É a foto, o nariz dela é normal.

Pedro - Eu não vou voltar agora, é só por 2 semanas! Mas claaaro, Outback convidando a Valéria pra pagar! E o Rio não é deprimente, ainda é o lugar que eu quero morar. O problema é que vc mora em Petrópolis meu bem, não sabe as maravilhas da Zona Sul! Hahaha

Anônimo disse...
3 de junho de 2010 às 17:03  

É verdade Karen. Você tem que levar em consideração que eu morei 2 anos na Pavuna e depois 1 na Tijuca. Então tenho trauma do Rio. E eu fui na PUC outro dia e achei até legal... mas o shopping da Gávea ganha o prêmio de Shopping Mais Chato do Mundo!! Não tem nada e a casquinha no Bob's custa 3 reais... coisa de maluco!

Agora, sinceramente, entre Rio e NY vc prefere o Rio??? Se dizer que sim terei que internar você!! (isso de um cara que nunca nem foi a NY auhahuauhauh mas mesmo assim...)

Unknown disse...
3 de junho de 2010 às 21:01  

que bom que você foi se bronzear, karen... aquele dia você tava quase translúcida! hahahaha
fiquei com invejinha do hugo mais uma vez por ele ter ido te visitar e eu não! maldito!
quero saber ainda quando você chega, sem mistérinho, porque eu quero te ver logo e quero meus presentes! hahahahaha e não se esquece da (única) encomenda que eu te fiz, aquela delicinha cremosa (literalmente!) que você tava comendo outro dia!

Anônimo disse...
21 de junho de 2011 às 22:28  

Que legal! Tenho lido diversos bloggs pois quero estudar (inglês) em Londres ou NY (bem diferentes né) e moradia tem sido um problemão! Haja dindin! Parabéns pela espontaneidade, você escreve de uma forma tal natural que consigo imaginar caras e bocas como qdo a gente lê um livro que te faz viajar rsrs.
Dúvida cruel entre 6 meses em NY ou 06 meses conhecendo Europa ... acho que em Londres as possibilidades de viagens são mais legais.
Continuo minha busca ...
Abraço. Adorei!

Marlise Gaio

Postar um comentário