sexta-feira, 19 de março de 2010

Viva St. Patrick!


Anteontem a cidade estava tão... Verde!

St. Patricks Day, haja comemoração! Como acontece todos os anos (todos mesmo - desde 1762! Wow!), a St. Patrick's Day Parade atrai milhares de pessoas para a 5a Avenida para ver as bandas (e cavalos, e soldados, e crianças, e velhos, e de um tudo!) passarem. Eu não sabia, mas é a maior parada do mundo! E como tudo que maior, melhor, menor, pior, ou qualquer característica que envolva "do mundo", óbvio que eu tinha que ir (por isso adoro a Macy's). Como atualmente eu tenho tido uma vida muito desregrada (não confunda com relaxada, pai!) não consigo acordar antes das 13h, e a parada começava às 11h. Foi uma luta. Até que uns caras da segurança esmurraram (bateram seria muito delicado para o que eles fizeram) a minha porta pra checar alguma coisa no meu quarto, acho que o detector de fumaça, sei lá, eu ainda tava de olho fechado. Enfim, tive que acordar. Mas como é um processo lento, fiquei acompanhando na NBC pra saber o que me esperava. Essas coberturas daqui são super completas, mandam 50 repórteres, todos vestidos a caráter e acompanham do início ao fim.
Bom, acordei a Gaby (minha companhia turística) e fomos. Coloquei a única blusa verde que trouxe e saí a procura de uma Guinnes pra me tornar uma legítima irlandesa (ahan...).


O melhor de ter acordado tão tarde (+- 12:30) é que - já que Karen não vai à parada, a parada vem até Karen! Ela começou na 44th, e pelas minhas contas de frequentadora de blocos de carnaval no Rio, com uma hora e meia ela ainda estaria na altura da 60th, sei lá (porque no Brasil quando tem essas coisas, a atração tem muitos obstáculos para seguir seu curso - o típico atraso de horas, os mortos e feridos no caminho, problemas com o caminho, polícia, essas coisas). Bom, pela TV vi que já estava quase na 80th (e eu na 92nd). Mais lazy impossível.

Assim que começamos a andar na rua, não tinha como não perceber que era St. Patrick's Day - tudo verde! As lojas, com trevinhos e outros símbolos irlandeses, as pessoas berrando "Happy St. Patrick's day!", e muita gente (e animais) vestida de verde e com acessórios da mesma cor.


Quando chegamos à 5a Avenida achei que fôssemos ter que nos expremer, socar umas pessoas, empurrar uns gordos... mas nada disso. Gente civilizada é outra coisa né, tô boba. Parece até a torcida do Fluminense (Foi uma experiência singular ir ao Maracanã do outro lado do estádio - os torcedores até podem levar pertences. E o mosaico?! Mas o que importa não é isso, avante Mengão!) Estava lotado, mas cada um ficava no seu lugar, parecia a parada do Magic Kingdom na Disney.
Do nada eu vejo uma fila imensa - para o banheiro químico! Aqui é proibido fazer xixi na rua e as pessoas realmente usam o banheiro. Ponto para eles! Ah, também é proibido beber álcool na rua (a não ser que esteja dentro de uma sacola de papel pardo - como se ninguém soubesse o que tem lá dentro, han) - [P.S.] inclusive neste mesmo dia, saí da festa que eu fui à noite com uma cerveja na mão, daqui a pouco vem o segurança, que surgiu DO NADA e em uma fração de segundo ele arranca a cerveja da minha mão e sai correndo pra dentro da boate! Eu fiquei muito tempo parada pensando o que tinha acontecido (ainda com a mão curvada como se estivesse segurando a garrafa)... você pode até ser preso se for pego bebendo e/ou urinando na rua. Imagina!!! [fim do P.S.]

Ok, ok, legal... parada, trevos, ruivos, sardas, Irlanda, Guinness... mas alguém me explica afinal o que é o St. Patrick's day?
"This annual parade has been held for the past 248 years in honor of the Patron Saint of Ireland and the Archdiocese of New York. The Parade is reviewed from the steps of Saint Patrick's Cathedral by His Eminence Cardinal Edward Eagan, Archbishop of New York in the same manner as the Archbishop of New York did in the early days of the Parade at the Old St. Patrick's Cathedral in Lower Manhattan when the Parade was held in Lower Manhattan before the new St Patrick’s was built on Fifth Avenue." disponível aqui
Bom... ahm... é... não entendi e continuo sem entender. Eu até ia tentar traduzir, mas isso vai além da minha capacidade e conhecimento da cultura irlandesa (e do inglês que isso envolve). O que eu entendi é que o St. Patrick é um santo irlandês () que tem o seu próprio feriado (ah se todos os santos do Brasil também fossem importantes assim... eu voto!), e que simboliza a celebração da cultura irlandesa em geral.

A parada

Agora que já deu pra ter uma ideia do que se passa em volta, faltou dizer o que realmente acontece entre os cordões e grades. Quem passa por lá: a "Infantaria Irlandesa" lidera o caminho, seguida pelas várias sociedades irlandesas da cidade, e escolas, universidades, sociedades do idioma irlandês e sociedades nacionalistas. Enfim, todo mundo que oficialmente se conecta com a cultura do país, se organiza (e como) para fazer bonito no dia 17. Do nada tinha umas pessoas avulsas (Roberts) que passavam por lá dando tchau - agora já entendi de onde vinham.






Voltando à esbórnia...
Ninguém fica de fora! Você não precisa ser ruivo, ter sardas, ter nascido na Irlanda ou perto dela para celebrar o St. Patrick's Day bem caracterizado! Como diz no site "On this day, everyone is Irish on the Big Apple!" Eu, como gosto de me fantasiar de qualquer coisa a qualquer momento (meu filho só vai sair de casa fantasiado, até ele poder me xingar) adquiri um colar bem brega e um arco verde - uma mulher até quis tirar foto da gente na rua!






Bom, a parada acabou por volta das 16h, e depois a comemoração migra para os Irish Pubs da cidade. Infelizmente não acompanhei o ritmo da celebração e acabei numa festa underground nada St. Patrickiana (da qual saí segurando a cerveja). Mas quando eu estava saindo de casa, tinha um monte de gente voltando (brasileiro sai na hora que todo mundo volta, ai que atraso!) com "Curti o St. Patrick's Day com muita cerveja verde e agora vou pra casa vomitar" estampado na testa!



Ah, antes disso passei no Magnolia (já falei desse lugar???) e - guess what - Irish Cupcakes! E, em nome da pesquisa...




Só mais um P.S.: Nada a ver com o post, mas preciso comentar que estou ouvindo Mamonas Assassinas e gente, nada nunca chegará aos pés da poesias deles: "A luz anal do vagalume que ilumina o meu sofrer" ou "Como um modess você me trocou". RIP Mamonas...

0 comentários:

Postar um comentário