quarta-feira, 17 de março de 2010

Terça no parque

Hoje eu descobri meu lugar preferido na cidade até então!

Ainda bem, porque até ontem era o Magnolia - loja de cupcakes. E isso é muito embarassing, que balofa. Inclusive devo falar desse magnífico centro dos prazeres em breve. E não, não é falta de lugar interessante, mas eu realmente gosto de cupcakes.

Bom, o meu novo lugar preferido de todos os tempos da última semana fica no Central Park. É esse aí -> Eu não sei bem o nome, o que é, e nem direito onde fica (espero consguir achar de novo algum dia).

O tempo melhorou - depois de uma tempestade aterrorizante que deixou boa parte de New Jersey debaixo d'água. Hoje fez aproximadamente 15 graus e muito sol! É tão bom quando o dia está assim, ainda mais pra quem está a meses no freezer. Bom, a primavera está aí (sábado o relógio aqui avançou uma hora, ou seja, agora aqui está uma hora a menos que o Brasil), mas isso não quer dizer que daqui pra frente tudo serão flores, é uma fase de transição - muita calma!

Enfim, fui passear no Central Park para comemorar o dia. Já tinha ido lá uma vez (nesta vez que estou aqui), mas estava tão frio que meus pés estavam prestes a congelar, e pra sair de lá tem que dar um pique! É imenso!!! Fiquei com medo... bom, mas tava super legal porque com neve rola muitas atrações. Cada criança aqui tem o seu "ski" guardado em casa esperando o dia que nevar para elas ficarem se chafurdando na neve, para o terror das babás. Além disso eles fazem lugares para quem quiser aprender a esquiar, bem pra iniciantes mesmo. E no dia que eu fui tava tendo uma competição "freestyle" - cada um levava o que quisesse para esquiar, eu não sei o nome daquelas coisas, mas era muuuito legal. E tinha música alta, televisão, barraquinhas... E isso com um frio de rachar!

Ou seja, o parque é um lugar pra ser aproveitado em todas as épocas do ano e por todas as faixas etárias. Não vou me aprofundar muito falando dos lugares turísticos que tem lá, porque isso já é bem manjado. Mas, para quem não sabe, uma breve apresentação:

  • Strawberry Fields - Depois que o John Lennon morreu, a Yoko Ono mandou restaurar a parte do parque que ficava em frente ao apartamento deles, como um tributo. Lá tem um mosaico com "Imagine" escrito, onde as pessoas deixam flores.
  • Falando na morte do John Lennon, o prédio onde ele morava também é um ponto turístico, o The Dakota. A Yoko ainda mora lá e várias pessoas famosas também já moraram, como Judy Garland e Boris Karloff (cujo fantasma dizem permanecer por lá, ui) - o ator que fez o Frankestein! E lá foi filmado o filme "Rosemary's baby". Um lugar suuuper tranquilo, né? Socorro! Fica no Upper West Side e é um dos prédios mais luxuosos da área.
  • Alice in Wonderland - As crianças se divertem na escultura de bronze que tem da Alice e os outros personagens do filme (Chapeleiro, Gato e Rato). São eles e uns cogumelos, onde (se você for pequeno) dá pra escorregar.
  • Central Park Wildlife Center - Mini zoológico com três zonas climáticas (trópicos, calota polar e a costa da Califórnia). Eu ainda não estive lá, mas tem até urso polar!
  • Wollman Rink - O que não falta em NY no inverno é lugar para patinar no gelo. Mas esse rinque (tá certo?) tem uma vista privilegiada. E não é tão caro quanto o (minúsculo) do Rockerfeller Center.
  • Museus - Em volta do parque tem muitas opções culturais, dentre elas os famosos museus Metropolitan, Guggenheim, American Museum of Natural History, além de uns menores como o Design Museum.
Bom, tem foto e mais informações disso tudo de sobra na internet para quem quiser pesquisar.

Onde?

O Central Park fica entre os Upper West e Upper East Sides. As ruas que o rodeiam são: Central Park North, Central Park South, Central Park West e a 5a Avenida, conhecida como a Museum Mile (onde tem o MET e o Guggenheim). Bom, mas isso não quer dizer nada né, grande coisa as ruas todas a volta terem o nome do parque - pra localizar no mapa é que complica. Ele vai da 59th até a 110th (respectivamente as CP South e North). Aqui tem um mapa.

Bom, o que mais me chamou a atenção lá hoje foram as pessoas. Eu gosto muito de observar o que os outros estão fazendo, onde, porque e com quem! Bem fuxiqueira. Me surpreendi que em uma (linda) terça-feira à tarde muitas pessoas lotavam o Central Park. Ninguém trabalha?! Ou todo mundo resolveu mandar o golpe da galinha morta no trabalho só porque fez sol... enfim, seja qual for o motivo, achei válido. Nada se compara a "uma tarde no parque". No meio de uma cidade tão poluída (em todos os sentidos), andar naquela natureza é uma sensação inigualável. E olha que eu nem sou daquelas fãs de "sombra e água fresca", gosto mesmo é de barulho.
Eu percebi que as pessoas vão para lá pelos mais variados motivos. Muitas crianças, claro. Jovens, esportistas, casais, idosos (os últimos 5 que não conseguiram ir para a Flórida), cachorros, esquilos e patos!

O que essas pessoas estão fazendo?
(se quiser ver maior é só clicar em cima)

Namorando,


andando de skate,


brincando,


jogando um jogo,


remando,


dormindo,


fazendo piquenique,


descansando,


trabalhando,


andando de bicicleta,

se escondendo,


contando / ouvindo histórias,


voltando da escola,


conhecendo,


tirando fotos,


sonhando...


Se eu fosse você dava uma passada lá.
















pS: Também tinha um pessoal fumando maconha, mas achei impróprio fotografar!

5 comentários:

Anônimo disse...
17 de março de 2010 às 13:23  

A pessoa ir pro Central Park fumar maconha é realmente ridículo, fez bem em não fotografar. O Central Park é uma idéia genial. Bem que aqui no centro do Rio poderia existir um parque enorme. Porque a quinta da boa vista é linda mas fica lá no fim do mundo e eu não sei chegar no Jardim Botânico.

Eu passei minha terça no Rio Water Planet, e foi muito divertido. Eu sou muito criança, me coloque num parque aquático e eu serei feliz eternamente!! rsrsrsrs

Cadu Confort disse...
17 de março de 2010 às 13:34  

vc esqueceu de 2 outros famosos ptos turisticosdo parque: A velha dos pombos, impotalizada pelo classico Esqueceram de mim 2 - perdido em NY e El Beco de Los Estupros, notorio entre a comunidade latina a.k.a mexicanos (filipinos included)

Nice Jourdan disse...
17 de março de 2010 às 21:48  

nossa, o kadu lembrou da velha amiga do pequeno Macaulay Culkin. desenterrou a velha.
Quando eu passei na frente do Dakota morri de medo. Sem falar que o John Lennon morreu na frente do prédio, que é cenário de um dos filmes de terror mais sombrios que já vi. Karen de rosemary!

Unknown disse...
18 de março de 2010 às 14:26  

Kareeeeeeen...

Eu tb super adoro o magonolia? Um dia eu tive dor DE barriga (não aquelebizarra que vc teve aqui embaixo) pq eu comprei uma maleta com 6 e comi tudo sozinho.

O melhor pra mim era de alguma coisa NUT que tinha gosto de banana. mas quando eu fui comprar de novo e descrever ele a mulher me olhou com cara de WTF e não entendeu.

Ah sim...o post era do Central park? Sou gordo... a memória dos cupcakes são mais fortes que os matinhos, arvores e esquilos.

Daniel Fraiha disse...
18 de março de 2010 às 22:13  

Mto irado mesmo. O Pedro mencionou o Jardim botanico, o que me fez lembrar que tem que pagar pra entrar. O Central park é aberto, né?

Ridículo o Jardim botanico cobrar com a quantidade de patrocinador que tem (desabafo nada a ver...).

Não faço ideia do que seja o golpe da galinha morta. conta no próximo post.

Essa sessão de fotos pedia mto um símbolo do Itaú no final com a frase "feito pra você"

Postar um comentário