sexta-feira, 26 de março de 2010

Publicidade de Primeiro Mundo

Televisão para mim não é algo para fazer no "meio tempo". Enquanto eu espero alguma coisa, quando não tem nada pra fazer, antes de dormir... Não! É assim: "Agora não posso, tô vendo TV". É triste e vergonhoso, mas eu tenho uma pilha de livros para ler (eu também amo ler, mas a TV tá em outro estágio) e boa parte dela não andar mais rápido é que eu passo muito tempo vendo TV!

Eu descobri que isso é bom pra mim, televisão não serve só para fritar meus neurônios! Como profissionalmente pretendo me envolver nessa área eu me convenci que é praticamente um estudo. E ai de quem disser que não!

Enfim, lembra que eu contei no post passado que comprei uma TV maior que eu né? Depois disso, só faltava ela pegar! Liguei pra Time Warner, que é o cable padrão aqui onde eu moro. O cara falou que custava U$50 por mês, que isso! Eu achava que a NET era cara (isso porque a minha NET ainda era aquela caixinha preta com letra vermelha e nem Telecine tinha - eu odeio ver filme na TV). Mas no Brasil eu acho que vale o investimento... Eu adoro a Globo (viu, chefes), mas é impossível ficar sem a magnífica produção televisiva norte-americana (totalmente entregue ao 'sistema'). Eu e minha mãe já falávamos: "Tudo bem, pode sair... eu vou ficar em casa. Eu e minha amiga NET." Para não ser injusta, a NET tem muito mais coisa legal do que o que é importado: as produções do GNT, Multishow (antes de virar a MTV pré-pré adolescente), Globo News... Mas o que pega mesmo pra mim são as séries!

Bom, isso tudo pra dizer que eu falei pro cara do Cable: "Olha, eu só preciso dos canas NCB, ABC, Fox, CBS... " Aí ele, muito impaciente e não acreditando que alguém se satisfizesse com isso, me disse que esse era o mais básico e que era U$30. Pô! Isso pra ter TV aberta?! Aí lá fui eu pra Best Buy procurar uma ANTENA! Enfim, minha antena parece um satélite alienígena, custou suados U$60, mas funciona que é uma beleza! Nem preciso colocar Bombril na ponta. Quando não pega, não fica chiado ou a imagem treme - como é digital, a imagem simplesmente não aparece! Com ela veio uma instrução de entrar num site para detectar examente a posição que você está no planeta Terra e determinar qual o melhor ângulo para você apontar sua antena! Uau! Óbvio que eu fiquei com preguiça.

Enfim, CBS: 2, NBC:4, FOX:5, ABC:7! Pra quê eu quero mais?! Eu nem acredito, todas as séries assim, pela antena! E não só isso, Oprah, todos os Late Nights (sério, é MUITO late show nesse país), Jornalismo, Realitys que não acabam mais... E outro dia saí dessa 'zona de conforto' e descobri vários outros canais, tipo Telemundo (pra assistir El Clon!), TV Azteca, LATV...

Como eu faço curso a noite no horário nobre da TV (por que não pensei nisso antes?!), acabo perdendo muitos episódios, mas dá pra ver tudo pelos sites oficiais depois, de graça. E também tem uma infinidade de piratas né, mas eu ainda não entrei nesse mundo.

Bom, mas isso tudo eu já via no Brasil, só que eu pagava a mais por isso e tinha um certo 'delay'. O que me chama mais a atenção na TV aqui são as propagandas! Por diversos motivos...

  • Concorrência desleal
Sabe como no Brasil as marcas só "insinuam" o que o concorrente faz ou deixa de fazer? Tipo aquelas propagandas da Oi... Aqui é assim: "Compra comigo porque o fulano (e fala realmente o nome da marca ou mostra o logo) é uma bosta!!! Ele não faz isso, isso e isso..." Eu não sei se isso não é novidade para ninguém, mas eu fiquei chocada! Alguém liga pro Conar!!!
Pois é... essa coisa de comparar aqui é muito comum, e não fica só na insinuação, fala mesmo! Eu contei isso para alguém e me disseram que nunca poderiam fazer isso no Brasil porque o público acaba ficando com pena de quem é desmoralizado e ganhando antipatia de quem fala mal. Nós somos uns corações de manteiga né?!

Aqui vão alguns vídeos para demonstrar do quê eu estou falando (se só quiser ver um, vê o do Audi, que é ótimo):

Audi vs. os outros



AT&T vs. Verizon


Dish vs. DirecTV


Domino's vs. Pappa Johns


Sinistro, né? Mas não adianta ficar com pena, porque todos esses "coitados" que estão sendo acusados de maus serviços fazem a mesma coisa!

  • Paid Programming
Se você tiver insônia por aqui se programe para que ela dure até +- 2 da manhã. Há uma programação de qualidade em todos os canais abertos até de madrugada, como os Late Shows citados acima (depois eu me aprofundo mais sobre isso) que são um atrás do outro! Mas quando você vê no guia (sim, que nem a NET digital, e eu consigo isso só com a antena!) que começa o "Paid Programming", pode se atirar da janela. A não sei que você seja desses viciados em compras pela televisão. O Paid Programming tem em todos os canais, e são propagandas dos mais variados produtos: remédios para emagrecer, base (sim, de maquiagem, só!), aspirador de pó...
Só que é 1 hora da propaganda do MESMO produto!!! Eu queria ter o vídeo para colocar aqui, é uma mega produção. atores, locações, várias demonstrações e depoimentos "reais". Como ficar uma hora ouvindo sobre um produto só?! Ah, socorro!

  • Efeitos colaterais
Sabe aquele asterísco mínimo que aparece nos comerciais de remédio ou aquela tela azul em que o cara fala na velocidade da luz "Se os sintomas persistirem, consulte seu médico" ou aquele outro aviso ajato sobre se tiver com suspeita de dengue? Pois é, aqui os efeitos colaterais tomam a maior parte dos anúncios de remédio! Por exemplo, no anúncio abaixo, são 25 segundos falando do que o remédio faz de bom para 35 citando os efeitos colaterais.

Eu não tô brincando, é assim: Tome esse remédio pra melhorar tal coisa, mas não dirija, não beba, se estiver com suspeita de depressão esse remédio pode levar ao suicídio!!!
Acho legal que seja obrigatório ter clareza com o consumidor, mas acho também que não precisava ser tão 8 ou 80! No Brasil, as propagandas claramente escondem muita coisa, aqui elas falam até demais! Precisa ler a bula toda? Além disso e tão engraçado, porque o narrador mantém o tom de propaganda das maravilhas do remédio quando fala coisas tipo: "pode aumentar as chances de suicídio". Como assim?
Todos os comerciais de remédio têm isso, mas de cabeça só lembro de um, se achar mais vídeos depois eu venho e atualizo, mas vamos lá:

Lunesta - remédio para dormir



Pout pourri - Efeitos colaterais

Achei esse vídeo no Youtube, que junta só a parte que fala sobre os perigos dos remédios! Todos originais.


Side Effects Spoof

Esse povo é muito criativo! Quando eu comecei a pequisar sobre isso, não achava que as pessoas tinham a mesma percepção do que eu. Mas pelo visto, tem gente que até zoa profissionalmente! Muito bom, assistam. Te faz pensar se vale a pena tomar o remédio!


Há muito mais para se falar da publicidade aqui, tudo é muito grande, chamativo e apelativo. Não fiz uma análise profunda né, mas é só o que me chama a atenção no dia-a-dia!

7 comentários:

João disse...
29 de março de 2010 às 16:31  

Alguém te falou sobre como os consumidores brasileiros têm pena das empresas que são atacadas pela concorrência...conheço essa pessoa.
E pô, não precisava ter metido o pau no Multishow...rs
Beijos

Karen Pinho disse...
30 de março de 2010 às 00:34  

É mesmo!! Vou atualizar! ;)

Anônimo disse...
30 de março de 2010 às 11:59  

O Multishow é a pior coisa que aconteceu na Televisão brasileira desde a abertura da Rede TV. As séries com adolescentes descoladas da Zona Sul - completamente retardadas e estúpidas, falando merda e reclamando das suas pobres vidas durante 20 minutos que parecem durar uma eternidade - são prova de que o Multishow nunca deveria ter existido.

E Fox News Karen, sério??? Você estará sendo mais bem informada lendo qualquer jornal de qualquer escola de jardim de infância de qualquer bairro étnico de Nova York. auhauhhuahuauhauhauha

Fox News não dá. Depois daquela série de matérias "Is Obama a muslim?" o canal deveria ter sido bombardeado.

Patrick Tostes disse...
31 de março de 2010 às 21:35  

Na boa,

Eu DETESTO os noticiarios norte-americanos. O formato: Por exemplo, em tempos de eleição, seria a Globo pró Serra, a Band pró Dilma...uma putaria só. Um ataca o outro. Quem não está de acordo com a linha editorial do programa, é chamado para ser esculhambado. Em dois minutos de espaço o cara, se tanto, fala metade e o resto é o entrevistador esculhambando!

Sobre as séries, é fato. Viciante!

E sobre essa de uma empresa fazendo propagando contra a outra, você nunca viu a da Apple vs Microsoft? Muito boa!! rsrs

OBS: Seu layout tá muito melhor que o meu. Tenho muito o que aprender!!

Beijão!

Vivian disse...
1 de abril de 2010 às 07:05  

Só digo uma coisa.... Você perdeu o BBB 10.
hahaha

Mamãe disse...
7 de abril de 2010 às 10:50  

Aqui na Alemanha é proibido fazer propaganda de remédio na televisão, a não ser que ele seja tão inofensivo como uma mosca. Então a industria farmacêutica criou uma revista que traz reportagens sobre todo o tipo de doença. As reportagens são tão convincentes, que não precisa ser hipocondríaco para se começar a sentir todos os sintomas. É claro que depois eles recomendam alguns medicamentos. É uma maneira sutil de burlar a proibição e vender remédio.

Anônimo disse...
14 de junho de 2013 às 09:04  

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