segunda-feira, 1 de março de 2010

Hey, taxi!


As cenas da Carrie Bradshaw chamando um taxi nas ruas de NY são inspiradoras e bem características da cidade. Todos bem equipados, se movimentando sagazmente e em enorme número por aqui. Ficou tarde? Está cansado? Não sabe o caminho? Está carregado de 4 sacolas, bolsa, câmera, 2 travesseiros no meio da rua? Chama um taxi!

Mas quem disse que eles param?


Na verdade não quero ser injusta, eles até param. Mas, dependendo do horário e do lugar, não há taxi vazio! Eu sempre pensei que: 'Ok, estou num lugar (seja onde for) que eu não sei bem como andar, se eu me perder eu estico a mão e vou motorizada diretamente de volta pra casa.'Com uns dólares a menos, porém feliz e segura.

Aqui não funciona bem assim. Ontem saí com uns amigos para o East Village (um ótimo lugar, rua St. Marks, depois conto) e, quando queríamos dividir um taxi para voltar pra casa (sentido uptown), ficamos mais ou menos uns 20 minutos dividos em duas ruas tentando achar algum taxi não-ocupado. Desistimos e pegamos o metrô. Isso às 2:30am - como assim?

Também passei por isso outro dia às 18h em frente à Macy's, na cena descrita no primeiro parágrafo. O horário do rush também não é o ideal para se aventurar e tentar chamar um taxi. Quando eu finalmente consegui um, ele perguntou para onde eu ia (da 34th para a 92nd) e disse: U$30. Ahn? Tipo reveillon no Rio, ok. Aqui tem uns carros pretos que são tipo taxi, mas mais "chiques". Eles têm preço tabelado e geralmente sai mais caro. Neste dia, peguei um que me cobrou U$20 (+ U$5 da gorjeta forçada) - era minha primeira semana e eu já estava quase chorando de frustração! Acho que ele se "apiedou".

É assim: se a luz onde fica o número do táxi (na frente daquela coisa que eles têm em cima) está acesa, é porque ele está livre. Atenção: se forem as luzes do lado do # quer dizer que ele não está trabalhando (off duty). É sentar e chorar.

Bom, mas uma vez que você consegue alcançar um deles, é uma outra aventura (ontem mesmo o meu taxista quase atropelou uma pessoa, que pediu 2 dólares pelo quase-acidente. Oh céus). Para começar, você nunca sabe de onde será o seu motorista, só sabe uma coisa: assim como na maioria dos serviços prestados aqui, as chances de ele ser nova iorquino ou até americano são mínimas! Um dia veio um com um mega turbante... ok, fiquei meio tensa. Reparem no nome simples que eu fotografei outro dia ->

Agora que já falei bem mal, posso dar uma aliviada. O melhor dos taxis daqui na minha opinião, é que todos aceitam cartão. E não é que nem no Rio que você tem que se cadastrar, dar o número do cartão, esperar a minoria que tem esse recurso e assinar um recibo muito esquisito (além de perder o desconto na maioria das cias de taxi). No banco de trás - que na maior parte dos carros é separado do da frente por um vidro - tem uma tela, que ao longo da viagem passa uma programação (da NBC, eu acho), ou outras opções como o mapa! Sim, você pode saber se o cara está te enganando ou não, os carros têm GPS que te dizem onde você está e para onde você está indo. Nessa mesma TV, tem um dispositivo para você passar o cartão quando acabar a corrida.

A gorjeta é uma coisa muito séria aqui (depois eu escrevo mais sobre isso), mas eu nunca pensei que até pro motorista de taxi a gente tivesse que dar uns dólares a mais! Quando você paga com o cartão a tela pergunta: 'Quanto você quer dar de gorjeta? 15%, 20% ou 25%?' Não existe a opção 'nada'. Aí ela soma ao seu total e você paga. Quando se paga em dinheiro, o cara não pode fazer nada né. Mas eu tenho medo que eles arranquem com metade de mim pra dentro do carro ainda, então eu até dou.

O tão famoso NYC Taxi é bom, funciona, mas nem sempre é a melhor opção. 1- É mais caro (ainda mais quando você tem o Metro Card, com corridas de metrô e ônibus ilimitadas) 2- tem seu próprio horário e disponibilidade 3- com o trânsito dessa cidade nada que uma linha expressa de metrô não resolva em metade do tempo.


Diferente da Carrie, que agora casou com o Big e deve ter motorista, eu ainda preciso pegar taxi...

3 comentários:

Nice Jourdan disse...
2 de março de 2010 às 23:45  

uahuhauauha amei! me senti pegando um taxi em new york new york. Quero muito!!!
Kaka, vc está escrevendo maravilhosamente bem. parabéns jornalista!

Anônimo disse...
4 de março de 2010 às 22:59  

quem anda de taxi é esnobe karen, aviso logo... auhauhauhuhauhauhaa

ande de metro e abraçe sua novaiorquinidade!! auhauhauhuhauhauhauhauha

eu adoro metro, acho eficiente demais!! mesmo aqui no rio. NY nunca fui neh, mas em Washington era fantástico!! limpo, eficiente... relativamente barato. Em NY falam que é meio caótico neh, mas até isso pode ter seu charme...

Unknown disse...
10 de março de 2010 às 12:53  

Concordo com a Nice. Ao fim da viagem já pode publicar um guia completo.

Postar um comentário