sexta-feira, 16 de abril de 2010

Apple Store


Se tem uma coisa que eu entendo bem é loja. É triste, mas é verdade.

Eu nem sabia da existência desta sobre a qual escrevo hoje. Mas depois de um passeio no Central Park, andando em direção à 5a Avenida é impossível não notar a maçã flutuante de Steve Jobs. (No mapa tá uma estrelinha, o Paint não tem maçã!)

As Apple Stores não são nenhuma novidade, todas lindas, branquinhas, com os novos modelos de Ipods e MacBooks para livre uso de quem estiver passando. A parede cheia de acessórios para os produtos também está presente em todas as filias. O mais legal pra mim até então dessas lojas nos shoppings da Flórida ou em lojas de rua eram as vitrines. Sempre muito criativas e atraentes!

Mas a Apple Store da 5a Avenida nem tem vitrine! E precisa?


Eu não sei o que acontece nessa cidade (quer dizer, sei sim: tudo!) que em certos lugares parece que é SEMPRE feriado! A gente tá em mês de férias? Sei lá. Pra mim era só no começo e fim do ano ou no meio, mas o povo gosta mesmo de viajar. Tem turista o tempo todo em todo lugar e com muita disposição! Já falei aqui sobre o quanto não me sinto à vontade cercada de turistas, né? Mas não adianta, tentei esperar pra ir no MoMa, na Apple Store, e em outros lugares, pensando que: "Ah, agora tá muito cheio, daqui a pouco esvazia..." Esvazia nada! Prende a respiração e se joga na massa!

Enfim, estou dizendo adeus ao PC e migrando para o Mac. Nerd como sou, não sei como isso ainda não aconteceu antes. Estou muito apreensiva, é um whole new world. Mas como tenho usado bastante o dito cujo no curso (de cinema), para editar e outras coisas, já estou me acostumando. Ainda não decidi qual será - por isso fui à loja para poder pesquisar. E percebi que as pessoas vão lá achando que é Lan House! Caceta! Todo mundo usando o e-mail, vendo vídeos no Youtube (devo admitir que também usei o e-mail, mas era com propósito de testar a confortabilidade do teclado!), jogando... Galera, vocês tão em NY, vão passear no Central Park ali do lado ou fazer umas comprinhas na 5a Av.!
Mas nããão.. Olha a filinha pra pagar:


Isso é possível porque a loja é lotada de todos os notebooks, desktops, Ipods, Iphones, Ipads da marca. É muito computador, são +- uns 10 exemplares do mesmo modelo. Não dá nem pra dizer que eles estão exagerando, a demanda exige!


É uma experiência, não é o simples ato de comprar. Em certas mesas, tem palestras sobre um produto. Wokrshops, como eles chamam. Tem um vendedor no canto da mesa, com um microfone e uma tela ao lado que mostra o que ele está fazendo. Da outra vez que eu fui ele estava usando um Iphone e tinha uma câmera posicionada em cima do aparelho que transmitia a imagem ao vivo para os 'alunos' ao redor da mesa. Ontem era o Ipad.

Que, aliás, é obviamente a sensação do momento (papai já tem o seu, não falei?!). A loja está coberta de propagandas dele. Ele é lindo, ele é charmoso, ele é multi-funcional. Ele, pra mim, por enquanto, é um Iphone gigante! Depois de esperar alguns minutos, tive acesso a um (nesse caso tem uns 30 Ipads para os clientes usarem, não apenas 10 como os outros 'mortais' da Apple). Usei um pouco, o vídeo é realmente sensacional, ou sença (nova gíria, by Cadu)! Infelizmente não deu pra perceber se o som era bom pelo barulho que estava na loja! Achei meio pesado pra ficar segurando, mas também, eu sou meio fracota.

No site da loja tem os horários para Workshops e eventos, como "Meet your new Ipad" (conheça seu novo Ipad), ou "GarageBand hands-on Workshop" (Workshop prático do GarageBand). Dá para fazer uma 'viagem de campo' (como fala isso mesmo?) com seus alunos pela loja, entre outros. Eles têm um lema: "Come to shop. Return to learn" (Venha para comprar, volte para aprender).


Não posso deixar de frisar o quão linda é a loja. É bem grande e espaçosa - ou era pra ser, sem as milhares de pessoas! Entre o Central Park e a arquitetura clássica da 5a Avenida, foi erguido em uma praça (que é uma graça, com um chafariz e várias mesinhas) um imenso 'bloco' de vidro - a loja é subterrânea! Tem até um elevador lindo para os preguiçosos. É tudo feito de vidro na entrada, desde o chão até as escadas e paredes do elevador. Ã noite, com a iluminação, ela fica ainda mais bonita (vejam no site a foto profissa).



Um dos segredos da fortuna de Steve, ao meu ver, não são os dispositivos em si apenas. Mas o que vem com ele. Porque todo mundo queria um Ipod? Eu tive o mini, o shuffle, o touch, o nano... Eles quebram antes de outro MP3, não têm conserto, são mais caros e muitas vezes com menos capacidade do que outros. O design é sempre de babar, de qualquer produto Apple. Mas e os acessórios? E todo o mundo que gira em torno de um simples aparelhinho?
Desde capas até rádios de carro que vem dizendo: feito para Ipod. Ipod mesmo, não é MP3! Será que eles têm alguma relação com a Apple? Ou só sabem que vão se dar bem se grudarem no produto?

As capas aqui são surreais, tem de tudo! Pra computadores e Iphones/Ipods. Tem lojas, como a Juicy Couture, que são adeptas de terem a sua versão - e cobram uma nota por isso! Então é isso, você compra o telefone, ou o MP3 ou o computador. Aí logo abaixo do seu pedido (se for online) ou na parede ao lado tem: 'tudo o que você precisa para incrementar seu produto'. E é isso aí, um cabinho aqui, um carregadorzinho ali, um programinha acolá. É um mundo de produtos complementares! Além do mundo virtual, agora com os aplicativos, como já disse há alguns posts.

Sem contar com os milhares de fones incríveis e caixas de som feitas especialmente para o Ipod. Principalmente Bose, que custa o preço do próprio aparelho. Eu ouvi alguém na loja dizer algo sobre os 'Ifans'. É, esse tipo 'I' também não falta por lá!

Não sei se deu pra entender, mas o que quero dizer é que você acaba não só gastando R$200 no Ipod ou U$1000 no computador. A Apple e outras indústrias vêm com milhões de coisas especialmente para você! Isso é bom? Sei lá! Pra quem é compulsivo desequilibrado que nem eu, não. A Amazon já cansou de me entregar capinhas de Iphone coloridas.


Apple Store: 767 Fifth Ave - (212) 336-1440 (na altura da 59th)

(também tem uma mais para Downtown, vou pesquisar)

0 comentários:

Postar um comentário