terça-feira, 6 de abril de 2010

Iphone X Blackberry

O que vocês vão ler a seguir é uma visão muito leiga e ignorante (mais ou menos a proposta do blog, hehe) sobre essas duas maravilhas tecnológicas a partir de uma análise (leiga e ignorante) do pessoal daqui.

Mais nerd que eu só nascendo de novo. Talvez meu irmão de 3 anos consiga, já que ele acha que toda tela é 'touch-screen' e já sabe colocar os vídeos no Youtube pelo telefone e jogar certos jogos. O fato de o meu pai vir com todas as tecnologias antes de todo mundo também ajuda (eu fui provavelmente a primeira criança a ter um MP3, thanks Dad!). Portanto, essa questão de eletrônicos e afins me interessa muito! Já testei muitos celulares, e uma vez tendo possuído o maravilhoso artefato móvel idealizado por Steve Jobs, o tal de Iphone, eu não quero outra coisa na minha vida! Ele já era ótimo no Brasil, quando eu herdei um que passou pelo meu pai e irmão (é muita humilhação herdar coisas do irmão mais novo, oh céus) e chegou pra mim desbloqueado - só assim, porque pagar quase 2 mil reais na Vivo estava fora de cogitação. E eu nem tinha pacote de dados! Aqui então, que custa menos de 200 dólares o novinho eu tô feliz da vida.

Andando por aí eu vi que muita gente tem um Iphone (o 3G, versão anterior ao 3Gs custa só
U$99!), mas não tanta quanto eu achava (err... pra mim ia ser 100% da população). Principalmente entre os jovens, o que divide a atenção da galera é o BlackBerry. Tenho certeza de que essa disputa Blackerry X Iphone não é só daqui, sei que no Brasil isso também existe. Mas só agora parei para prestar atenção.
Não sei ainda muito bem como ele funciona, tentei descobrir um pouco. E perguntava, porque vocês não têm um Iphone?! E descobri o maior atrativo da concorrência: O BBM - BlackBerry Messenger.

O BBM permite (ou obriga, sei lá) que todos os usuários fiquem online o tempo todo! Você pode ter o MSN no Iphone, mas ele ainda não é multi-tarefas. Ou seja, quando a gente está online do MSN (ou no Skype), tem que permanecer na 'página', não rola de deixar o telefone na bolsa ou fazer uma ligação ao mesmo tempo em que seu bonequinho aparece verde na lista dos seus amigos. Às vezes eu até entro no MSN para falar com alguém quando estou na rua, mas é sempre rapidinho porque não há paciência pra ficar com o telefone na mão sem fazer nada mais do que falar com as pessoas.

Eu fiz uma mini-pesquisa com os amigos do meu irmão (moram em Washington e tem +- 21 anos) que não se desgrudam do telefone um segundo. Eu, bem tupiniquim, falei: 'Gente, porque vocês não têm um Iphone?!' E vi que existe uma legião de fãs do BB que nem cogitam mudar de aparelho. E ok, o Iphone já é viciante em um modo não-saudável, mas uma vez que você tem um aparelho que faz de você um bonequinho ambulante, 24 horas por dia, passa dos limites da simples portabilidade, né?!

E eles falaram: "A gente sabe quando a pessoa recebeu a mensagem, e quando leu também. Então não tem essa de alguém te ignorar. Ou você pensa: 'Ei, porque ele não está respondendo??". Isso é possível porque lá na telinha do chat aparece: D ou R, de Delivered e Read (entregue e/ou lido). Quer fazer um charminho?! Já era! Ajoelhou, tem que rezar. Ou leu, tem que responder!

Ao meu ver, o sucesso desse tipo de 'rede' depende de quanta gente tem. Por exemplo, o Nextel. Eu sinto que não pegou tanto, porque é o mesmo esquema: se todos os seus amigos têm, aí é ótimo, porque você se comunica com todo mundo de graça. É meio inútil se você paga por um serviço que não te permite falar com tanta gente assim. Pelo que eu vejo nem tanta gente tem Nextel assim. Já o caso do Blackberry aqui, entre os jovens principalmente, funciona. Porque você tem vários amigos na sua lista e essas mensagens entre os telefones são de graça (ou incluídas no plano).

Além disso, me parece que a câmera do BB é bem boa, e tem flash, diferente da do Iphone. O que coloca o aparelho da Apple em destaque, além de milhões de benefícios, é a App Store, com seu número crescente de aplicativos para todos os gostos! O Blackberry também tem aplicativos, o App World mas eu não sei ainda em qual extensão, comparado ao Iphone.

Mas fala sério, o aparelho da Apple te permite TUDO! Cada um tem o seu personalizado com aplicativos. O meu tá cheio de aplicativos de fotografia, tem lá os do Facebook, Orkut, NY Times, Brasileirão 2010... Tem até um da Vogue de fotografar as peças de roupa e fazer que nem a Alicia Silverstone em "As Patricinhas de Beverly Hills" (tradução podre de 'Clueless') e escolher virtualmente a roupa que vai usar! Nerd e patricinha, ok!

E o melhor de tudo pra mim é o mapa. Principalmente para turistas. Eu cheguei aqui sem saber usar o metrô e sem saber chegar nos lugares (acho que como todo mundo...). No mapa do telefone você digita o endereço do lugar ou o nome de onde você quer ir (ex: Starbucks, ele identifica todas as Starbucks nas proximidades de onde você está) e clica: Directions to here. A pé, de carro ou de metrô, você escolhe. Ele te diz o caminho, o tempo que vai demorar, e se for de metrô é aí que a mágica acontece: você nem precisa decifrar as linhas, o aplicativo te diz exatamente o trem que se pega, e as baldeações necessárias para o seu destino. Tipo: pegue o 4 até a Union Square, depois baldeie para o 6 até Astor Place. Não precisa ficar que nem um turista babaca durante horas na frente do mapa no metrô e ainda por cima fazer o caminho errado. MARA!!!

E ainda por cima, a maior parte dos lugares que você acha no mapa dá pra clicar e VER a vizinhança, pelo Google Earth integrado. Você consegue passear 360 graus pela rua e ver a fachada do bar que você pretende ir à noite. Isso foi essencial para que eu conseguisse me movimentar por aqui sozinha, sem ter medo de me perder. Além de tudo tem um GPS, para você saber mais ou menos (devo admitir que a bolinha azul que deveria indicar exatamente onde você está às vezes se mexe sozinha e vai parar 3 quadras depois) onde está.

Uma vez selecionado o lugar, você clica e pode ter informações, como o telefone (que é só clicar para ligar), e-mail, site, endereço, etc.

Tem aplicativos que são record de downloads por aqui, como o Shazam (tem para BB e Iph):

Se a sua playlist é exótica que nem a minha (morro de medo de alguém puxar meus fones de ouvido no meio da rua e ver que eu estou ouvindo Alejandro Sans cantando 'Corazón Partido' ou Antonio Banderas e Eddie Murphy como o gato e o burro de Shrek cantando 'Livin da Vida Loca') o Shazam é um must!!! Na verdade para qualquer pessoa que goste de música, mas quanto mais eclético você seja, mais útil ele é, na minha opinião. É o seguinte: você esta num lugar (casa de alguém, boate, bar) e se amarra na música que está tocando. Que música é essa?! Pega o seu telefone, clica "tag" e Shazam! Ele te diz o nome, cantor e CD (com capa e tudo) da música que está tocando. Pra quem é dentro da lei e te escrúpulos (o que não é o meu caso), dá pra baixar diretamente do Itunes na mesma hora. [Eu espero chegar em casa e baixo no Lime Wire - mau exemplo.] Antes dessa modernidade na minha vida, olha o que eu fazia: decorava uma frase da música e procurava no Google ou no Let's Sing It (bom site para achar as letras) o nome da música pelo trecho que eu tinha. Ufa! Você não paga nada pelo aplicativo se quiser ter direito a 5 "taggeadas" por mês. Mas ele custa U$4,99 para poder usar o quanto quiser.
Outra coisa importante, quando você acha que ele não vai reconhecer porque está muito barulho, nananinanão. Reconhece sim! Já taggueei (nossa, exagerei) diversas músicas brasileiras, inclusive.

Também tem o Pandora, que vem no post seguinte, comecei a escrever e vi que tem muita coisa a ser dita sobre ele!

Bom, faltou me aprofundar mais nos outros benefícios do Blackberry. Mas acho que, pelo menos entre os jovens, o BBM é o que está revolucionando o comportamento das pessoas, agora online 24/7. O Iphone vem com tudo no design e aplicativos, que diversas empresas criam diariamente para atrair o público. Muitos deles de graça, para promover o que seja. Muitos filmes têm aplicativos de Iphone, assim como revistas e jornais. Para que o usuário esteja a um clique do produto. Tipo, o aplicativo daquele filme (super cult) Brüno (o cara do Borat), que permite que você escolha o tipo de cueca que o sujeito vai usar, tirar foto da cara de alguém e deixá-lo com o corpo do Brüno ou até importar Ringtones com a voz do personagem.


Por enquanto, como deu pra perceber (vou cobrar o Steve pela propaganda do produto) sou fã do Iphone e não tô querendo saber de estar online o tempo todo. Prefiro as ilimitadas opções do incrível mundo dos aplicativos!


Ps: Pai, agora precisamos testar o Ipad!

3 comentários:

Unknown disse...
8 de abril de 2010 às 13:07  

Kareeeeen, eu não sabia que esse americanos neuróticos queriam o BB só pra ficar conectados 24/7. que nerdice.

E que neurose de "ter como saber se a pessoa leu". As pessoas não sabem que quando a pessoa não responde, é pq ela não QUER?

Eles precisam ver "he's not THAT into you"...vai mudar a vida deles.

O q eu sei do BB é que quem TRABALHA que nem eu, precisa passar sempre e-mails e a interface com e-mails e a forma d digitar no BB é mias facil. Tipo, meu chefe é viciado em digitar no BB... o iphone é letra por letra o q é bem cansativo.

Avisa aos amigos do seu irmão, que ser neurótica obssessiva já é feio pra mulheres... mas pra ele é VIADICE...e disso eu posso falar com ganho de causa.

João disse...
8 de abril de 2010 às 14:31  

Falou muito bem, no fundo o que importa é a quantidade de pessoas que usam o mesmo serviço.

Nuno disse...
16 de abril de 2010 às 00:12  

Pois e, filha, concordo com vc, viva o Iphone!
E o multi task (4G) sai no meio do ano!
Mas se quiser um muli task agora, olha o Nexus One, que usa o Android,OS da Google.
Isso, acho que vou pegar um Ipad.....depois vc vende no Rio, ta Sarah!?

Postar um comentário